Dia Mundial do Queijo | Descubra os benefícios do queijo para a saúde

20/01/2023

Seja como entrada, aperitivo, ou refeição principal, o queijo é um dos alimentos favoritos dos portugueses e é fácil perceber porquê. De forma a celebrar este alimento milenar, comemora-se hoje, dia 20 de janeiro, o Dia Mundial do Queijo: a oportunidade perfeita para experimentar novas receitas e aprender mais sobre os seus benefícios.

O queijo é um alimento saudável, delicioso e prático. Além do sabor inconfundível, é sabido que o queijo tem várias vantagens e qualidades. Uma boa fonte de energia tanto para o dia-a-dia como para o crescimento, com quantidades apreciáveis de proteínas, o valor cultural, nutricional e afetivo desta iguaria é inegável.

"Presente nas mesas e lanches dos portugueses há décadas, o queijo é um alimento fundamental para uma alimentação cuidada e equilibrada. Rico em vitaminas e nutrientes - desde a vitamina A, Niacina, vitamina B12, cálcio, fósforo e zinco - é um alimento muito completo, perfeito para consumir nas mais variadas situações", afirma Maria Paes de Vasconcelos, especialista em Nutrição Clínica que colabora com a Bel Portugal. 

Conheça alguns dos principais benefícios do queijo

É o snack ideal: Essencial para manter uma alimentação saudável e equilibrada, os snacks são a solução perfeita para complementar as refeições principais. Prático, delicioso e rico em nutrientes fundamentais, o queijo é o snack perfeito para o dia-a-dia. 

Ajuda a estimular o cérebro: Devido à sua composição maioritária de cálcio e fósforo, o consumo de queijo colabora para o desenvolvimento do trabalho cerebral, contribuindo para estimular o cérebro. 

Contribui para uma boa visão: O queijo é rico em vitamina A, fundamental para que a visão se desenvolva adequadamente. 

Pode substituir o leite: O queijo flamengo equivale a leite, mas 10 vezes mais concentrado. Uma fatia (20g) é igual a um copo de leite (2dl), e naturalmente sem lactose. 

Fornece muito mais proteína do que gordura: O queijo com redução de gordura fornece muito mais proteína do que gordura. Por exemplo, o Limiano -50% de gordura dá-nos 27% proteína, o Limiano original tem quase tanta proteína quanto gordura (22% para 29%), e é isento de hidratos de carbono. 

Tem baixo colesterol: O queijo flamengo tem apenas 13mg de colesterol por fatia (20g), sendo o recomendado não passar as 300mg por dia. Um simples ovo tem mais de 200mg - um simples ovo tem 18 vezes mais!
Ajuda-nos a pensar melhor: Rico emcálcio, o queijo absorve todas as vantagens deste nutriente: assim, permite que haja transmissão nervosa, para que o cérebro comunique com o resto do organismo, e para que possamos desenvolver pensamentos e sonhos. 

Pode substituir carne e o peixe: O queijo pode ser usado numa refeição principal, substituindo a proteína tradicional (carne, pescado ou ovos), permitindo criar em poucos minutos pratos variados, saborosos e de fácil digestão.